Doc Ged Sistemas
  • 71 99900-7822
  • 71 99295-4681

Notícia


 13/06/2011 | OUTROS

Conhecimento da legislação e planejamento são destacados como a chave da gestão pública

Durante o terceiro Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais, realizado nesta sexta-feira (10), no Palace Hotel, em Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, entre todos os assuntos debatidos o planejamento e o conhecimento das leis se destacaram como a chave para uma administração de sucesso.

 

 De acordo com o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, "aqui temos muitos prefeitos que são fazendeiros, outros empresários, outros sindicalistas e alguns farmacêuticos que quando assumiram a gestão pública se depararam com um sem número de leis que se tornam pedras no caminho. Mas, com esses encontros estamos aprendendo com o TCM que as pedras são na verdade a escada para uma gestão pública vitoriosa".

 

 Representando o presidente do TCM, Paulo Maracajá, o conselheiro Ronaldo Nascimento Santana afirmou que, "por falta de conhecimento das leis os gestores acabam cometendo erros simples que causam grandes problemas nas gestões. É em momentos como este que temos a oportunidade de aprendermos para não erramos mais".

 

 Destacando a importância do planejamento no desenvolvimento municipal, o prefeito Luiz Caetano conclamou para, "fazermos planejamentos que vão além do período de nossas gestões. Não devemos pensar apenas em quatro ou oito anos. Pois, quando passarmos a gestão para outra pessoa, nós continuaremos como cidadãos em nossos municípios. Dessa forma, colheremos os frutos de um bom ou mau planejamento que fizemos 10 ou 20 anos atrás".

 

 Organizador do encontro na região oeste do estado, o prefeito de Santana e presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMORVALE), Marcão Cardoso, ressaltou que, "o conhecimento das leis e o planejamento da gestão andam lado a lado. Pois, para planejarmos é necessário termos pleno conhecimento, assim como nossas equipes, das leis que normatizam e fiscalizam a gestão pública. Por isso encontros como estes são marcos no desenvolvimento municipalista baiano".