Na noite desta terça-feira, 8 de julho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco e da Construtora Joamar, em parceria com a Prefeitura de João Dourado, realizou a cerimônia de encerramento do Programa de Saneamento Rural na Comunidade Quilombola de Mata do Milho.
A iniciativa contemplou 236 unidades habitacionais, onde foram implementadas soluções individuais de tratamento de esgoto doméstico, transformando a realidade sanitária das famílias. As ações incluíram a construção completa de banheiros, já equipados com sistemas sustentáveis, melhorias em estruturas existentes ou a implantação exclusiva de fossas ecológicas, conforme a necessidade de cada residência.
Foram utilizadas duas tecnologias principais:
Fossas ecológicas de evapotranspiração, que utilizam camadas de materiais como brita, entulho e casca de coco, além de plantas como banana e mamão, que absorvem e evaporam a água, sem lançar resíduos líquidos no solo ou nos rios.
Biodigestores, que tratam esgoto de forma anaeróbica, produzindo biogás para possível uso doméstico e biofertilizante, reduzindo significativamente a poluição ambiental.
Com investimento de quase R$ 4 milhões, João Dourado foi um dos três únicos municípios baianos contemplados pelo CBHSF entre mais de cem participantes no edital federal. A iniciativa melhora significativamente a saúde pública ao reduzir doenças relacionadas à falta de saneamento, além de proporcionar dignidade às famílias e também contribui para a preservação ambiental, evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Autoridades municipais, representantes do Comitê e da Agência Peixe Vivo, técnicos da empresa executora e moradores, participaram da celebração, destacando o impacto positivo na saúde pública, na preservação ambiental e na dignidade das famílias beneficiadas.
Ascom Prefeitura de João Dourado - Feliz é Viver Aqui!