Doc Ged Sistemas
  • 74 9803-7822
  • 71 9900-7822
  • 8607-7805
  • 9295-4681

Notícia


 20/08/2015 | CULTURA

Encontro reúne em Valença representantes dos territórios e dos centros de cultura da Bahia


Encontro reúne em Valença representantes dos territórios e dos centros de cultura da Bahia

Alinhar as ações e fortalecer as políticas culturais em todos os 27 territórios de identidade da Bahia é o objetivo do encontro que reuniu representantes territoriais de cultura e coordenadores dos 17 Centros de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença – Território Baixo Sul. Na quinta-feira (20), a programação do evento contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

No diálogo, o gestor falou sobre seu empenho para impulsionar as políticas culturais no estado e sobre a ideia de criar um programa de apoio ao desenvolvimento da cultura nos municípios. Para o desenvolvimento do programa, que deve ser lançado em 2016, foi designada uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). “O programa será estruturado em cinco linhas: formação para gestão cultural, apoio aos sistemas municipais de cultura, lançamento de edital através das prefeituras, patrimônio histórico e apoio às redes do fazer cultural”, afirmou Portugal.

A programação incluiu ainda dois pontos importantes sobre a participação da sociedade civil na administração pública: a discussão sobre as Câmaras Temáticas de Cultura e a criação dos Colegiados de Gestão Participativa nos Espaços Culturais. “Este encontro é fundamental para a consolidação de nossas políticas de territorialização da cultura. Aqui, os coordenadores dos centros e representantes territoriais estão pactuando formas de trabalho em cooperação”, disse o superintendente de Territorialização da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães. Representantes das unidades vinculadas da Secretaria - Fundação Pedro Calmon, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – também participaram das discussões.

Territórios Culturais em Diálogo

Nesta sexta-feira (21), o secretário estadual de Cultura participa do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais. O encontro com a comunidade cultural é aberto ao público e será realizado também no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, até 18h. O objetivo é discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes aos parceiros da Secult e à sociedade civil, através da discussão democrática e participativa.