Doc Ged Sistemas
  • 74 9803-7822
  • 71 9900-7822
  • 8607-7805
  • 9295-4681

Notícia


 31/07/2015 | INFRAESTRUTURA

SIHS elabora plano para implantar novas centrais de abastecimento de água


SIHS elabora plano para implantar novas centrais de abastecimento de água

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) conheceram de perto as duas Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Saneamento existentes no estado, em Jacobina (no centro norte baiano) e Seabra (centro sul). O objetivo da iniciativa é fortalecê-las e concluir o plano de ação para implantar novas centrais nas comunidades rurais.

De acordo com o secretário da SIHS, Cássio Peixoto, a secretaria entra no processo de estudo de viabilidade econômica e densidade territorial para posteriormente mapear as associações existentes e agrupá-las às novas centrais. “Nosso desafio, junto ao saneamento rural, é enorme e, exatamente por isso, queremos que esse modelo das Centrais de Associações Comunitárias ganhe perfis empresariais sólidos e possa, no futuro próximo, oferecer capacitação, emprego e renda para as regiões dispersas”.

Conforme o diretor de Saneamento Rural, José Carlos Bastos Nascimento, que coordenou as visitas em Jacobina e Seabra, após visitar as comunidades envolvidas, dialogar com os moradores, operadores do sistema e presidentes das associações, ele pôde comprovar porque as unidades ganharam o prêmio concedido pelas Nações Unidas em reconhecimento à qualidade do serviço público prestado. “Trata-se de um modelo eficiente e que só tem a somar. Portanto saímos satisfeitos e certos que a ampliação por toda Bahia ocorrerá com sucesso”.