Historia
No século XIX, por Volta do ano de 1884, um grupo de homens (Antônio Baldoíno, Antônio Pereira Machado e Cazuza da Rocha) abriu uma estrada a fim de ligar os povoados de Canabrava do Gonçalo (atual cidade de Uibaí) e São Gabriel. Através desse feito, os homens acabaram encontrando uma terra de solos férteis e uma lagoa, onde porcos do mato bebiam e se lameavam em poços de água, em plena seca, naquele local.
Tratava-se, portanto, de um local ainda desabitado, mas que acabou atiçando a curiosidade de outro grupo em conhecê-lo. Assim que a estrada foi concluída, uma nova comitiva – formada pelos senhores Antônio Pereira Machado, Félix Machado, Francisco Cazuza da Rocha, Joaquim Novaes, Emídio Pereira Machado, Manoel Ferreira, Lourenço Pereira Machado e seus irmãos José, Clemência, Ladislau, Isabel, Mariana e o senhor Francisco Pereira Machado - foi formada para visitar o local, até então pertencente ao município de Xique-Xique. Ao chegarem ao local, foram logo se apossando das terras e construindo barracos de taipa ao redor da lagoa, à qual deram o nome de “Lagoa de Manoel Ferreira”, primeira pessoa que a avistou.
Pelo fato de terem encontrado lagoas (Lagoa de Manoel Ferreira e Lagoa Grande), acharam por bem, denominar a localidade de Lagoa de Canabrava, a qual passou de povoado a categoria de vila (no dia 25 de junho de 1954) pela Lei Estadual nº 1017, pertencente agora à cidade de Central. Somente no ano de 1962, precisamente no dia 12 de abril ela passa da categoria de vila para cidade, através da Lei Estadual nº 1669 Portal de Legislação do Estado da Bahia | Casa Civil (legislabahia.ba.gov.br), sendo denominada Presidente Dutra.